Início Desigualdade e pobreza O que 19 em 20 americanos não sabem sobre a pobreza no mundo

O que 19 em 20 americanos não sabem sobre a pobreza no mundo

por Chelsea Follett

Uma esmagadora maioria – 95% – dos americanos está confusa sobre o estado da pobreza global. Uma pesquisa do projeto do falecido Hans Rosling, Gapminder, avaliou o conhecimento do público sobre o assunto.

A pesquisa perguntou a doze mil pessoas em quatorze países se, nas duas últimas décadas, a proporção da população mundial vivendo em extrema pobreza (a) quase dobrou, (b) permaneceu a mesma, ou (c) caiu para quase metade. A resposta correta, como os visitantes frequentes de HumanProgress.org sabem 1, é a c. A pobreza extrema caiu pela metade.

Mas impressionantes 19 em cada 20 americanos erraram a resposta. Aliás, a maioria das pessoas em todos os quatorze países pesquisados errou.

Como é possível que tantas pessoas não estejam cientes do extraordinário e sem precedente declínio da pobreza mundial que foi alcançado nos últimos vinte anos?

12 mil pessoas em 14 países foram perguntadas: “Nos últimos 20 anos, a proporção do mundo vivendo em extrema pobreza: A: quase dobrou; B: permaneceu a mesma; C: caiu para quase metade.” A resposta correta é C. O gráfico mostra a proporção de entrevistados que responderam corretamente. “Ao acaso” significa escolher qualquer uma das três alternativas ao acaso. Original.

Em alguns casos, elas estão seguindo as manchetes ao invés das linhas de tendência: as pessoas na imprensa sabem que narrativas pessimistas atraem mais cliques do que tendências animadoras de longo prazo. Como diz o ditado: “se sangra, leva.”2

E, claro, muitos na mídia compartilham da ignorância do público em geral sobre o progresso que a humanidade fez em sua luta contra a pobreza mundial. Nós da HumanProgress.org continuaremos a fazer nossa parte para corrigir percepções equivocadas sobre o estado da humanidade e defender uma visão realista e baseada em dados empíricos do mundo.


Esse artigo foi originalmente publicado como What 19 in 20 Americans Don’t Know About World Poverty para o Foundation for Economic Education.

Veja também

Deixe um comentário