menino-estudando

Muitos leitores pedem dicas de material para estudo, principalmente livros. Decidimos então fazer algumas listas com sugestões podem ajudá-los a estudar economia ou o liberalismo econômico por conta própria. Essas listas voltaram a ser atualizadas e até os primeiros meses de 2019, devemos ter onze listas com mais de 50 recomendações no total. Esperamos que gostem!

Para cada recomendação, colocamos links para que o livro seja encontrado mais facilmente. Comprando seu livro na Amazon através dos nossos links, você estará pagando o preço normal e ainda colabora com o nosso trabalho. Obrigado!

Listas de livros de economia

Teoria econômica

Esses são os livros que ensinam economia, propriamente dita. Economia é uma ciência como qualquer outra. Da mesma forma que o físico tenta descobrir se o universo é finito ou infinito; o biólogo tenta entender como se alimentam as algas no fundo do mar; o historiador tenta descobrir como ocorreram importantes eventos do passado; o economista tenta entender o que causa o desemprego, por exemplo.

O que têm em comum todos esses cientistas é a vontade de entender, cada um através de perguntas diferentes, o mundo em que vivem. O material aqui apresentado busca explicar para o leitor interessado o que já se descobriu no campo econômico ao longo de séculos de estudo sistemático e discussões entre seus pensadores.

Trata-se de livros (e vídeos) que são usados nos primeiros anos de cursos de graduação no mundo todo. Não se espera, portanto, qualquer conhecimento prévio por parte do leitor. E mesmo assim vão muito mais a fundo na ciência econômica do que a lista de conteúdo introdutório, o que equivale a dizer que são leituras mais longas, um pouco mais complexas e mais técnicas.

Mas não se assuste. Esperamos que decida seguir em frente e desbravar esse mundo novo.

Microeconomia, de Robert Pindyck e Daniel Rubinfeld

Dentro do estudo da economia, a microeconomia preocupa-se primariamente em entender a formação de preços. Todos sabem que preço é determinado por oferta e procura, mas você talvez já tenha se perguntado o quê, afinal, determina a oferta (ela poderia ser maior? menor? por quê?) e a procura (idem).

Manteiga a margarina são dois produtos feitos a partir de ingredientes completamente diferentes. Mas quando o preço de um sobe, sobe também o preço do outro. Além de concordar com a afirmação, você consegue explicar como isso ocorre, e como isso impacta o resto da economia?

Esse livro vai dar-lhe tudo o que você precisa para entender esse aparente paradoxo. Ele é geralmente o escolhido entre aqueles que não têm simpatia por matemática, equações e gráficos. Robert Pindyck é professor de economia no MIT e conseguiu escrever esse livro para um público amplo, usando linguagem simples e direta.

Se você tem facilidade com a área de exatas, talvez prefira Microeconomia – Uma Abordagem Moderna de Hal Varian (buscapé ou kindle). Para quem tem essa facilidade, os conceitos talvez fiquem ainda mais claros.

Alternativa: buscapé.

Macroeconomia, de Gregory Mankiw

Já a macroeconomia trata dos grandes agregados econômicos: moeda e inflação, desemprego, produção da economia, níveis de investimento e poupança, taxa de câmbio, comércio internacional e, principalmente, crescimento econômico.

Se a microeconomia está preocupada com as decisões dos indivíduos, de empresas ou no máximo de setores da economia, a macroeconomia tenta entender o funcionamento da economia como um todo.

Esse livro é bem completo para alguém que queira entender essas questões. Gregory Mankiw é professor de economia em Harvard, e seu livro é um dos mais escolhidos por professores no mundo todo. Escolhemos ele para a lista porque gostamos muito dele, mas se você folhear e não gostar, uma excelente alternativa é o de mesmo nome que foi escrito por Olivier Blanchard (buscapé).

Alternativa: buscapé.

Princípios de economia

Princípios de economia: Microeconomia, de Tyler Cowen e Alex Tabarrok

Ao invés de livros, você pode escolher assistir a um curso gratuito de microeconomia pela internet. Nós estamos traduzindo, legendando e colocando no YouTube o excelente curso dos professores Tyler Cowen e Alex Tabarrok para a Marginal Revolution University. É claro que o curso não se aprofunda tanto quanto os livros, mas muitas vezes é mais fácil de acompanhar.

Seu conteúdo corresponde ao primeiro livro dessa lista, mas com influência austríaca. Esperamos terminar de traduzir o mais breve possível, e logo depois partir para o curso de macroeconomia. Se você deseja ver os vídeos que ainda não foram traduzidos, pode encontrá-los na página do próprio projeto.

Onde encontrar: no YouTube.

Economia básica, de Thomas Sowell

O que há de mais marcante neste livro (em dois volumes) de teoria econômica é como Thomas Sowell, antigo marxista e hoje um dos maiores economistas vivos, consegue explicar conceitos econômicos sem o uso de gráficos, equações e linguagem técnica. Quando perguntado por que ele havia escrito o livro dessa forma, Sowell respondeu: “Porque eu quero que as pessoas leiam o livro.”

No lugar da matemática, Sowell explica suas ideias de maneira clara e convincente. Ele é uma das nossas mais recorrentes fontes das citações que divulgamos em redes sociais, exatamente por conta de sua habilidade com as palavras.

O livro também é muito bem organizado, e cada seção é independente uma da outra. Ele aborda temas como as consequências não intencionais de políticas econômicas, o benefício mútuo das transações voluntárias, a importância do sistema de preços na transmissão de informações, e a eficiência econômica como geradora de prosperidade.

Esse livro ensina teoria econômica, e dentro desse grupo é uma alternativa aos livros da corrente neo-clássica. Além disso, é uma ótima escolha de presente.

Close
MENUMENU