Início Ensino e pensamento econômico Doze conceitos econômicos que todos deveriam saber

Doze conceitos econômicos que todos deveriam saber

por Richard N. Lorenc

Quando eu digo às pessoas que trabalho na Foundation for Economic Education1, elas geralmente perguntam: “Que ideias econômicas as pessoas deveriam entender?”

Nós da FEE pensamos muito nisso para os nossos artigos, cursos, seminários e vídeos. Dividimos o “pensamento econômico” em doze conceitos-chave. A lista a seguir nos guiou internamente por alguns anos, e eu acredito que agora chegou a hora de compartilhá-la com o mundo.

  1. Ganhos do comércio: Em qualquer troca econômica, escolhida livremente, ambas as partes se beneficiam, ao menos segundo a cabeça de cada um.
  2. Valor subjetivo: O valor de qualquer bem ou serviço é determinado pela mente humana individual.
  3. Custo de oportunidade: Nada é gratuito, e o custo de qualquer coisa é o que você abre mão para tê-la.
  4. Ordem espontânea: A sociedade emerge não de intenções ou planos de cima para baixo, mas de ações individuais que levam a resultados não planejados para o conjunto.
  5. Incentivos: Indivíduos agem para maximizar sua própria recompensa.
  6. Foto por Sasin Tipchai

    Vantagem comparativa: Cooperação entre indivíduos cria valor quando um vendedor pode produzir um determinado item ou serviço por um preço mais baixo daquele que o comprador gastaria para produzir ele mesmo.

  7. Problema do conhecimento: Nenhuma pessoa ou grupo sabe o suficiente para planejar (e impor) resultados sociais, pois a informação necessária para a ordem social está distribuída entre os seus membros e se revela somente na escolha humana.
  8. Visto e não visto: Além dos efeitos tangíveis e quantificáveis, há frequentemente custos invisíveis e oportunidades não atendidas para qualquer ação ou política.
  9. Regras importam: Instituições influenciam as decisões que os indivíduos tomam. Por exemplo, os direitos de propriedade derivam da realidade da escassez, que exige que a propriedade seja atribuída a indivíduos e não a um coletivo.
  10. Ação é proposital: Cada pessoa faz escolhas com a intenção de melhorar sua condição.
  11. Sociedade civil: Associação voluntária permite que pessoas de todas as origens interajam pacificamente, criem valor, cultivem o caráter pessoal e construam confiança mútua.
  12. Empreendedorismo: Atuando sobre uma oportunidade de reunir recursos e ideias subutilizados, mal utilizados ou não descobertos para criar valor para os outros.

Você deve pensar sobre todos os jeitos e lugares que estes princípios aparecem enquanto você compra, socializa e planeja seu futuro. Como gostamos de dizer: “a economia está em toda parte!”


Esse artigo foi originalmente publicado como Twelve Economic Concepts Everyone Should Know para o Foundation for Economic Education.


Veja também

1 comentário

Pedro Kretchetoff 16/11/2017 - 18:35

Estou aposentado, após 43 anos na Ford, na área de engenharia, agora do aula de Eficiencia Energética na Industria para Pós-Graduação e quero passar meu conhecimento para mais pessoas. Como fazer?

Responder

Deixe um comentário