Início Sistemas econômicos Capitalismo

Capitalismo

  • A boa notícia é que alguns esquerdistas honestos jogaram a toalha e agora admitem abertamente que o capitalismo gera mais prosperidade. Eles ainda não querem mercados livres, é claro. Por razões ideológicas, eles continuam a pressionar por um grande Estado de bem-estar social. Mas pelo menos eles admitem que suas políticas redistributivas levam a um desempenho econômico mais fraco. Perversamente, eles estão dispostos a reduzir os padrões de vida das…

  • Na década de 1950, poucos economistas pensavam que fenômenos como a discriminação racial estavam sob sua competência. Isso mudou em 1957, quando Gary S. Becker, professor de economia e sociologia da Universidade de Chicago e da The University of Chicago Booth School of Business, antes de sua morte em 2014, publicou The Economics of Discrimination, um livro baseado em sua tese de doutorado de 1955. A análise de Becker estenderia…

  • Na África, as mulheres têm sido prejudicadas por uma falta de independência social e financeira, especialmente nas regiões mais pobres. As culturas locais impuseram-nas uma dependência em relação aos homens, muitas vezes forçando famílias pobres a viver de uma única renda. As perspectivas financeiras e profissionais das mulheres são muitas vezes sombrias. O sistema patriarcal que existe na maioria das áreas do continente africano submete as mulheres ao abuso doméstico…

  • A copa do mundo se aproxima e com isso o fenômeno de trocar figurinhas volta à tona. Parques lotados, encontros nos shoppings, grupos de trocas são exemplos de como as pessoas se organizam para realizar essa permuta de cromos em suas cidades. Além de ser uma ótima oportunidade de se fazer novas amizades, a simples troca de figurinhas nos ajuda a entender e explicar fenômenos de como as trocas subjetivas…

  • O novo índice Liberdade Econômica do Mundo classifica 159 países a partir de cinco medidas de liberdade econômica: tamanho do governo, sistema jurídico e direitos de propriedade, moeda forte, liberdade para comercializar internacionalmente e regulamentação. Publicado pelo Fraser Institute, os dados mostram uma forte correlação entre liberdade econômica e progresso humano. Pessoas que vivem nos países que compõem o quarto mais economicamente livre não só têm maior PIB per capita…

  • Hoje mais cedo, o Instituto Fraser publicou a 21ª edição do relatório anual da Liberdade Econômica do Mundo. O think-tank canadense usa 42 dados estatísticos em cinco áreas diferentes (tamanho do governo, direito à propriedade privada, estabilidade econômica, liberdade de comércio internacional e regulamentação) para ranquear a liberdade econômica de 159 países e territórios. Os resultados? Como diz Johan Norberg, “a liberdade é maravilhosa”. O que ele quer dizer é…

  • Uma rica mulher de Manhattan morreu semana passada enquanto cozinhava após suas roupas pegarem fogo. A trágica morte foi incomum, mas houve um tempo em que cozinhar era muito mais perigoso e consumia muito mais tempo. Ainda hoje, mais de 4 milhões de pessoas não possuem fogões modernos e por isso morrem prematuramente a cada ano por respirarem a fumaça do cozimento. Cozinhar não só era perigoso, mas não deixava…

  • A discriminação é custosa, especialmente em um mercado competitivo. Se os salários dos empregados do tipo X forem 25% menores do que os salários dos empregados do tipo Y, por exemplo, então um capitalista ganancioso pode aumentar seus lucros contratando mais profissionais do tipo X. Se os empregados do tipo Y ganharem US$ 15,00 dólares a hora, e os empregados do tipo X ganharem US$ 11,25 dólares a hora, então…

  • Quem pagou por aquele caminhão – um cara pobre ou um cara rico? A grande fonte de salários mais altos e alto padrão de vida é o capital. Considere: quanto vale um caminhoneiro sem um caminhão? Deixemos a pergunta (e sua resposta intuitiva a ela) amadurecer um pouco, enquanto fazemos mais perguntas semelhantes sobre outras pessoas. Quanto vale um eletricista sem a energia elétrica? Quanto vale um jogador sem a…

  • Os críticos frequentemente acusam o mercado e o capitalismo de piorarem a vida dos pobres. O refrão é certamente comum nos corredores da academia esquerdista, e também em círculos intelectuais mais amplos. Mas, como tantas outras críticas ao capitalismo, essa ignora os fatos da história, tão reais e tão disponíveis. Nada fez mais para tirar a humanidade da pobreza do que a economia de mercado. Essa alegação é verdadeira, quer…

  • Durante sua histórica viagem a Cuba, o presidente Obama ouviu críticas de Raul Castro sobre a hipocrisia, “dois pesos e duas medidas”, do governo norte-americano quando o assunto é direitos humanos. Obama respondeu “o presidente Castro apontou que assegurar que todas as pessoas tenham uma educação decente ou acesso à saúde, além de um sistema de previdência, também deveria se enquadrar na categoria de direitos humanos. Pessoalmente, eu não discordo.”…