Início Sistemas econômicos

Sistemas econômicos

Uma economia pode ser organizada economicamente de diversas formas. O capitalismo de livre-mercado é uma sociedade onde a propriedade é privada e há pouca ou nenhuma interferência estatal na produção. Esse é o sistema que corresponde às ideias do liberalismo econômico. O socialismo é uma sociedade onde os meios de produção são controlados pelos governantes, supostamente em benefício da população. No capitalismo de laços, a propriedade das empresas é privada, mas alguns empresários compram favorecimentos políticos às custas da população.

Entender cada um desses sistemas, e outros que podemos definir, é o primeiro passo para entender a economia. Conheça mais aqui.

  • A história fornece inúmeros exemplos de déspotas degenerados governando sob várias ideologias coletivistas. Hitler, Mao, Stalin, Pol Pot e – hoje – Kim Jong-un e Nicolás Maduro podem ter dado nomes diferentes para suas ideologias coletivistas, mas resultaram na morte de incontáveis milhões de pessoas e infindáveis desgraças para os sobreviventes. De forma alarmante, a maioria dos millennials prefere viver sob o socialismo ou o comunismo. Economicamente analfabetos e alheios…

  • Você iria a um médico ou dentista que não acreditasse na teoria dos germes e usasse os mesmos instrumentos o dia inteiro sem esterilizá-los? O que você diria se, quando seus pacientes desenvolvessem infecções, o médico ou dentista insistisse que teve boas intenções e alegasse que o capitalismo, e não os germes, causa infecções? Permitir que tal profissional mantenha sua licença seria uma loucura. No entanto, elegemos e apoiamos políticos…

  • Normalmente, quando eu escrevo sobre a Georgia, é para soar lírico quando falo sobre os Glorious Bulldogs. Mas, neste momento, eu estou em Tbilisi, a capital do país Georgia, que fica localizado entre a Rússia, Turquia, Armênia e Azerbaijão. Portanto, permita-me aproveitar esta oportunidade para destacar os benefícios de uma ampla reforma pró-mercado. A Georgia ocupa a oitava posição de acordo com o Liberdade Econômica no Mundo e não recebe…

  • Esta manhã, o Instituto Fraser, um think-tank canadense, publicou a 22ª edição de seu relatório anual Liberdade Econômica no Mundo — LEM. Há muito tempo, sabemos que, em média, as economias mais livres são mais ricas, crescem mais rápido e têm uma expectativa de vida mais longa. Mas a edição de 2018 do LEM nos dá mais indícios do que nunca da ligação intrínseca entre liberdade econômica e outras medidas…

  • Socialismo

    O socialismo sueco

    por Jon Henschen
    por Jon Henschen

    O mito de que a Suécia é um paraíso utópico onde todos os problemas sociais foram resolvidos e que você pode ter alto crescimento com altos impostos tem sido elogiado por Bernie Sanders, assim como os muitos millennials que o seguem. A economia sueca Os dias de glória para a Suécia ocorreram economicamente antes dos anos 60, quando ela tinha uma economia livre, pouca regulamentação e muita riqueza. Entre 1870…

  • O movimento libertário deveria ter sido o lar natural do movimento ambientalista. Direitos de propriedade robustos e bem definidos, além de trocas mutuamente benéficas em um mercado genuinamente livre criam fortes incentivos para a conservação do meio ambiente, evitando as formas de degradação ambiental que têm sido muito comuns sob o status quo, definido por regulação prolixa, burocracia inepta e, consequentemente, desastres frequentes. Como o economista e estudioso de políticas…

  • O socialismo é popular na Grã-Bretanha, especialmente entre os jovens. Pesquisa após pesquisa confirma isso. Mais precisamente, o socialismo é popular em abstrato. É popular como um ideal nebuloso. Mas nada deixa um socialista tão eriçado quanto a menção de um exemplo real (histórico ou contemporâneo) do socialismo na prática. Mencione a União Soviética, a China de Mao ou a Albânia de Enver Hoxha na presença de um socialista e…

  • “O menino é pai do homem.” Machado de Assis ficou tão encantado com esse trecho do poema de William Wordsworth que o usou como título para um capítulo inteiro de sua obra prima, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. As escolhas estão abertas ao homem e ao menino; é inevitável, todavia, que aquele traga consigo os resultados das decisões deste. Ou, colocando de uma forma mais simples (e, claro, com bem…

  • A boa notícia é que alguns esquerdistas honestos jogaram a toalha e agora admitem abertamente que o capitalismo gera mais prosperidade. Eles ainda não querem mercados livres, é claro. Por razões ideológicas, eles continuam a pressionar por um grande Estado de bem-estar social. Mas pelo menos eles admitem que suas políticas redistributivas levam a um desempenho econômico mais fraco. Perversamente, eles estão dispostos a reduzir os padrões de vida das…

  • Albert Einstein supostamente definiu a insanidade como “fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar resultados diferentes.” No entanto, como a implosão econômica da Venezuela nos lembra, parecemos ser incapazes de parar de repetir o mesmo erro terrível: tentar fazer o socialismo funcionar. Para explicar nossa insana fascinação com o socialismo, destaco um crescente conjunto de pesquisas acadêmicas que sugerem que nós somos, naturalmente, invejosos e ressentidos em relação às…

  • Na década de 1950, poucos economistas pensavam que fenômenos como a discriminação racial estavam sob sua competência. Isso mudou em 1957, quando Gary S. Becker, professor de economia e sociologia da Universidade de Chicago e da The University of Chicago Booth School of Business, antes de sua morte em 2014, publicou The Economics of Discrimination, um livro baseado em sua tese de doutorado de 1955. A análise de Becker estenderia…

  • Em 2013, fui ver o show dos Rolling Stones no Hyde Park. Quase na metade do show, um convidado surpresa apareceu no palco: Mick Taylor, que foi o guitarrista da banda entre 1969 e 1974. Taylor foi recebido calorosamente, mas também foi alvo de comentários irônicos e insultos nas redes sociais posteriormente. Os críticos não deixaram de perceber que o artista não estava em sua melhor forma. Veja o antes…

  • Os comentaristas de esquerda estão lutando para enfrentar o colapso econômico da Venezuela. No início de agosto, a professora da Universidade de Stanford Terry Lynn Karl juntou-se ao refrão alegando que a queda dos preços do petróleo é o problema. É verdade que o preço do petróleo caiu de cerca de US$ 100 por barril em 2014 para cerca de US$ 50 em 2017. Mas as políticas socialistas exacerbaram a…

  • Na África, as mulheres têm sido prejudicadas por uma falta de independência social e financeira, especialmente nas regiões mais pobres. As culturas locais impuseram-nas uma dependência em relação aos homens, muitas vezes forçando famílias pobres a viver de uma única renda. As perspectivas financeiras e profissionais das mulheres são muitas vezes sombrias. O sistema patriarcal que existe na maioria das áreas do continente africano submete as mulheres ao abuso doméstico…

  • A copa do mundo se aproxima e com isso o fenômeno de trocar figurinhas volta à tona. Parques lotados, encontros nos shoppings, grupos de trocas são exemplos de como as pessoas se organizam para realizar essa permuta de cromos em suas cidades. Além de ser uma ótima oportunidade de se fazer novas amizades, a simples troca de figurinhas nos ajuda a entender e explicar fenômenos de como as trocas subjetivas…

  • O novo índice Liberdade Econômica do Mundo classifica 159 países a partir de cinco medidas de liberdade econômica: tamanho do governo, sistema jurídico e direitos de propriedade, moeda forte, liberdade para comercializar internacionalmente e regulamentação. Publicado pelo Fraser Institute, os dados mostram uma forte correlação entre liberdade econômica e progresso humano. Pessoas que vivem nos países que compõem o quarto mais economicamente livre não só têm maior PIB per capita…