Arquivo de Assuntos Regulação

No quarto capítulo de O caminho da servidão de Hayek, ele aborda especificamente a questão dos monopólios. Especificamente, o mito "de que as mudanças tecnológicas tornaram a concorrência impossível em um número cada vez maior de áreas, e que a única escolha que nos resta é o controle da produção por monopólios privados ou o controle governamental." Hayek explica como esse medo de que a tecnologia…

Um artigo recente do New York Times discutindo o licenciamento dos taxistas da cidade de Nova York ilustra como a inovação e a crescente competição podem levar a novas formas de regulamentação. Aplicativos como o Uber e o Lyft deslocaram os taxistas e desvalorizaram seus alvarás, que são o documento que os permite operar táxis. A ascensão e a queda dos alvarás de táxi Desde 1937,…

No ano passado, compartilhei o slide de PowerPoint mais deprimente da história dinamarquesa. Em 2011, escrevi sobre uma deprimente imagem da complexidade tributária nos EUA. Vamos continuar com o tema "deprimente" hoje. James Bessen, da Universidade de Direito de Boston, tem um interessante artigo publicado na Harvard Business Review sobre as fontes de lucro das empresas no século 21. Ele começa com uma observação e uma…

Em um artigo recente no The Walrus, Jonathan Kay escreveu: Se a classe alta canadense achasse que o seu sustento como, digamos, advogados ou médicos fosse ameaçado por competidores completamente descredenciados, eles esperneariam horrores (em ambos os casos, de fato, os incumbentes já possuem guildas cuja única função é restringir a entrada de novos profissionais). Não é necessário mencionar que para se tornar um médico ou…

A Amazon está processando milhares de pessoas que receberam para postar “falsas” avaliações positivas de diversos produtos. Essas avaliações falsas violam o espírito – e, possivelmente, a funcionalidade – do autogovernado sistema de avaliação da empresa. Os clientes confiam nessas avaliações para guiar suas próprias escolhas, e uma onda de avaliações patrocinadas pode levá-los a escolher produtos inferiores. Um tema similar é tratado no novo livro…

Libertários gostam de tomar si mesmos por pessoas economicamente alfabetizadas, pelo menos em comparação com outros grupos políticos, e, para a maioria das vezes, acredito que seja verdade. Mas há pelo menos três erros que eu recorrentemente ouço até mesmo libertários cometer quando falam do livre-mercado. Erro #1: "O livre-mercado não precisa de regulação." Um dos perigos de conversar com alguém que discorda de você, ou…

Close
MENUMENU