Arquivo de Assuntos Preços e Comércio

A especulação de preços foi recentemente tema de notícias com histórias de lojistas e hotéis aumentando os preços para explorar pessoas inocentes desesperadas por causa do furacão Harvey. Muitas pessoas acham a especulação de preços imoral e ofensiva, mas estes sentimentos são resultado de superstição. Se os legisladores agem com base nestes sentimentos estabelecendo a fixação de preços, eles nos impõem uma cura mais perigosa do que a doença. Como sempre, o antídoto para a superstição é o conhecimento. Então, aqui estão três razões de por que a especulação não é ruim. 1. A competição é inevitável A competição não é exclusiva ao capitalismo; ela é uma realidade da própria…

Com o frenesi do eclipse solar acabando, os consumidores que diligentemente protegeram seus olhos podem voltar suas atenções para uma lição fundamental da economia. Um mês atrás, os maiores vendedores dos óculos de segurança para eclipse solar vendiam lotes de 10 por cerca de 4 dólares. Hoje, porém, o mesmo produto é vendido por pelo menos 150 dólares. Inevitavelmente, acusações furiosas de “especulação de preços” surgem dos leigos em economia, que reclamam que os vendedores estão cobrando preços excessivos, explorando condições atípicas de mercado. Como pode o valor de um item ter aumentado de forma tão significativa em um curto espaço de tempo, especialmente quando os óculos para eclipse custam…

Imagens de cidadãos aguardando em linha para obter bens básicos – papel higiênico, farinha, leite – em supermercados por toda a Venezuela abundam pela internet. Essas imagens surreais são a norma na Venezuela de hoje. Dos anos 50 até o fim dos anos 90, a Venezuela era o país mais estável política e economicamente da América Latina. Avance para os dias de hoje, e a Venezuela não está apenas atravessando um colapso econômico sem precedentes, mas está também à beira de se tornar um Estado falido. Entendendo a crise de escassez na Venezuela Como pôde um país que já fora tão próspero cair a níveis tão baixos? Economia básica impõe…

Na próxima vez que sair as compras, dê uma bisbilhotada na conversa entre o balconista e o cliente que estão à sua frente. Você provavelmente irá escutar o balconista dizer algo como “Obrigado por comprar na Acme” enquanto repassa o troco e os recibos. E os clientes? Frequentemente irão responder com outro “obrigado”. Não com um “de nada”, ou até mesmo “sem problemas”, mas com outro “obrigado”. Para ouvir “de nada” em um espaço público, ouça o diálogo quando um cadeirante está tentando abrir a porta e outra pessoa se oferece para segurá-la aberta. Estou confinado a uma cadeira de rodas pelos últimos três anos, e posso lhe garantir que…

Em O Caminho da Servidão, F.A. Hayek traz um argumento elaborado e importante que é bem resumido, eu acho, por essa observação chave de David Friedman (recentemente mencionado em um comentário nesse post, por Walter Clark): Economistas são frequentemente acusados de acreditar que tudo – saúde, felicidade, a própria vida – possa ser medido em dinheiro. O que realmente acreditamos é, na verdade, ainda mais estranho. Acreditamos que tudo pode ser medido em qualquer coisa. Dentre os muitos benefícios de um sistema de preços desimpedidos por controles de preços impostos pelo governo é que preços definidos pelo mercado permitem que cada comprador pague pelas coisas que compra com os bens…

Um galão de leite: US$ 7,59. Revoltante! Isso é o dobro do que gastei na cidade um dia antes. Um galãozinho de leite, e eu teria que pedir falência. Quem quer que seja o responsável é um explorador imundo. Mas eu não tinha escolha; as batatas já estavam cozinhando. Peguei o leite, caminhei fritando de raiva até o caixa, e joguei o dinheiro no balcão. Sabe como é, meu irmão estava fazendo a refeição familiar: presunto, legumes e purê de batata. Ele já tinha começado. As batatas estavam descascadas, cortadas e cozinhando no forno. Minha tarefa era trazer o leite – não dá para amassar a batata direito sem leite.…

Na primeira vez em que viram a variedade exibida em nossos supermercados, os emigrantes ou ficaram sem reação com a quantidade de escolhas à sua frente, ou encheram seus carrinhos selvagemente, pois acreditavam que as prateleiras estariam vazias no dia seguinte. Isso foi nos anos 80, quando uma onda de expatriados fugiu da União Soviética para os Estados Unidos. Muitos deles tiveram famílias hospedeiras para ajudá-los a se adaptar à vida americana, e foi de alguns dos hospedeiros que eu ouvi sobre esses primeiros encontros com a abundância comercial da América. Esses emigrantes somente podiam entender o que viam dentro do contexto de suas crenças da época no planejamento central.…

Como pode haver tantos estudantes convencidos de que eles deveriam receber notas mais altas por trabalhos que eles passaram tanto tempo escrevendo? Não é uma crença na qualidade de seus trabalhos; é uma crença nas horas e horas gastas na elaboração deles. O desentendimento fundamental sobre o valor do trabalho está no centro da crítica marxista ao capitalismo. O Centro de Tudo Por milhares de anos, a humanidade tinha certeza de que a Terra estava no centro do universo e o Sol girava à sua volta. Com o advento da indagação sistemática, cientistas tiveram que desenvolver explicações mais e mais complexas sobre porque suas observações do universo não se encaixavam…

Se você quiser ter negócio na Venezuela, você terá de deixar o governo fazer sua contabilidade para certificar-se de que você não está ganhando demais. O decreto do presidente venezuelano Nicolás Maduro, chamado de "Lei Orgânica do Preço Justo", estabelece um lucro máximo "justo" de 30% dos custos. Além das dificuldades práticas em se implementar esse medida, o teto assenta-se sobre um mal-entendido elementar: a ideia de que existe algo como lucro "justo" ou "excessivo" ignora a função dos lucros -- e prejuízos -- em uma economia de mercado. Lamentar que um capitalista esteja tendo lucro muito alto é como reclamar de um cirurgião por salvar muitas vidas. O Teste…

Close
MENUMENU