Início Intervenção estatal

Intervenção estatal

Uma economia pode ser mais ou menos livre, a depender do volume de intervenções estatais que ela sofre. Exemplos de intervenções estatais são a formação legal de monopólios, regulamentações de mercados, exigências de licenças, etc. Cada uma dessas intervenções diminui a eficiência produtiva, o que diminui a prosperidade da economia. Logo, é preciso entender qual é o efeito de cada uma delas nas pessoas.

  • As pessoas às vezes me perguntam: “Qual é o conceito mais importante na economia política?” A resposta é fácil, mas sutil: inovação sem permissão, uma crença dominante em permitir experimentos com novas tecnologias e com novas plataformas de negócios que utilizem essas tecnologias. Muito tem sido escrito sobre por que esse vago conceito é tão poderoso (meu guru sobre o tema é Adam Herer, autor de Permissionless Innovation). A ideia…

  • No quarto capítulo de O caminho da servidão de Hayek, ele aborda especificamente a questão dos monopólios. Especificamente, o mito “de que as mudanças tecnológicas tornaram a concorrência impossível em um número cada vez maior de áreas, e que a única escolha que nos resta é o controle da produção por monopólios privados ou o controle governamental.” Hayek explica como esse medo de que a tecnologia acabe necessariamente gerando monopólios…

  • Um artigo recente do New York Times discutindo o licenciamento dos taxistas da cidade de Nova York ilustra como a inovação e a crescente competição podem levar a novas formas de regulamentação. Aplicativos como o Uber e o Lyft deslocaram os taxistas e desvalorizaram seus alvarás, que são o documento que os permite operar táxis. A ascensão e a queda dos alvarás de táxi Desde 1937, Nova York exige que…

  • Eleitores frustrados geralmente se perguntam por que, depois de elegerem legisladores bem-intencionados, tantas das políticas econômicas do governo se mostram desastrosas. Parte da resposta se sustenta na quase irresistível dinâmica da política pública de “dobrar a aposta” nos equívocos. Legisladores, a imprensa e o público precisam compreender a força deste fenômeno e se proteger dele quando adotam políticas públicas. De forma simples, a dinâmica é a seguinte: O governo, em…

  • No ano passado, compartilhei o slide de PowerPoint mais deprimente da história dinamarquesa. Em 2011, escrevi sobre uma deprimente imagem da complexidade tributária nos EUA. Vamos continuar com o tema “deprimente” hoje. James Bessen, da Universidade de Direito de Boston, tem um interessante artigo publicado na Harvard Business Review sobre as fontes de lucro das empresas no século 21. Ele começa com uma observação e uma dúvida. Os lucros estão…

  • O que é intervencionismo? O intervencionismo significa que o Estado não restringe sua atividade à preservação da ordem, ou – como diziam as pessoas cem anos atrás – à “produção de segurança”. O intervencionismo significa que o Estado quer fazer mais. Ele quer interferir com fenômenos de mercado. Se alguém levanta objeção e diz que o Estado não deve interferir com os negócios, as pessoas frequentemente respondem: “Mas o Estado…

  • Eu já argumentei anteriormente que direitos de propriedade privada são um componente vital de qualquer programa pró meio ambiente. Curiosamente, o Washington Post meio que concorda. Ao menos no que diz respeito às áreas de pesca. Em um editorial recente, reconheceu que o modelo coletivista atual não funciona. As áreas de pesca do mundo, que alimentam bilhões de pessoas, estão em profundo declínio. Os autores de um estudo publicado na…

  • Em um artigo recente no The Walrus, Jonathan Kay escreveu: Se a classe alta canadense achasse que o seu sustento como, digamos, advogados ou médicos fosse ameaçado por competidores completamente descredenciados, eles esperneariam horrores (em ambos os casos, de fato, os incumbentes já possuem guildas cuja única função é restringir a entrada de novos profissionais). Não é necessário mencionar que para se tornar um médico ou advogado é preciso muito…

  • A Amazon está processando milhares de pessoas que receberam para postar “falsas” avaliações positivas de diversos produtos. Essas avaliações falsas violam o espírito – e, possivelmente, a funcionalidade – do autogovernado sistema de avaliação da empresa. Os clientes confiam nessas avaliações para guiar suas próprias escolhas, e uma onda de avaliações patrocinadas pode levá-los a escolher produtos inferiores. Um tema similar é tratado no novo livro de auto-ajuda-com-economia comportamental de…

  • “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” – Aristóteles Existem diversos estudos que demonstram o impacto dos ensino escolar básico e avançado sobre a economia, mas poucos, principalmente na Língua Portuguesa, se preocupam com o impacto que a economia causa sobre eles. O discurso de que o ensino não deve ser comercializado é facilmente encontrado em diversos artigos espalhados pela internet, mas raros são os que…

  • Libertários gostam de tomar si mesmos por pessoas economicamente alfabetizadas, pelo menos em comparação com outros grupos políticos e, para a maioria das vezes, acredito que seja verdade. Mas há pelo menos três erros que eu recorrentemente ouço até mesmo libertários cometerem quando falam do livre-mercado. Erro #1: “O livre-mercado não precisa de regulação.” Um dos perigos de conversar com alguém que discorda de você, ou às vezes até com…

  • Em condições normais de mercado (ou seja, quando não há qualquer interferência do governo em seu funcionamento), um aumento na demanda por um determinado bem ou serviço desencadeia uma série de efeitos: Esse aumento na demanda faz com que o preço do produto suba, porque agora há mais consumidores disputando a mesma quantidade do produto que havia antes. Esse aumento de preços faz com que o lucro dos produtores nesse…

  • Para responder essa pergunta, que tal uma historinha? Na terra de Biralândia, há apenas duas cidades: Birabora, com 300 mil habitantes, e Biraborinha, com 200 mil habitantes. As duas ficam a 20km de distância uma da outra, e não há estrada asfaltada que as conecte. A única opção que têm aqueles que desejam ir de uma cidade a outra é por uma estrada de terra batida. As pessoas que têm…

  • Em uma economia onde todos os bens são produzidos pela iniciativa privada e não há interferência nos preços por parte do governo, o preço desses bens são determinados por oferta e demanda. Ou melhor, são determinados por uma livre concorrência entre os produtores e por outra livre concorrência entre os consumidores. Se há concorrência entre os consumidores, isso significa que nem todos conseguirão comprar tudo o que precisam. Nesse cenário,…