Início História econômica

História econômica

O que causou a crise imobiliária americana de 2008/09? O que causou o notável crescimento econômico chinês a partir da década de 80? A Suécia se tornou um país próspero através do Estado ou do livre-mercado? Foram as ideias do liberalismo econômico?

Estudar a história econômica mundial ou de determinadas regiões é testar com a prática as formulações teóricas da economia. É perceber como a história comprova a superioridade do liberalismo econômico em reduzir a pobreza.

  • Em 1986, um renomado economista afro-americano viajou para a África do Sul para uma conferência sobre o papel das empresas, ajudando a superar as divisões raciais naquele país. Três anos depois, o professor Walter E. Williams, da Universidade George Mason, publicou um livro intitulado A guerra sul-africana contra o capitalismo. A discriminação racial no país, ele escreveu, não era resultado da livre iniciativa. Em vez disso, era uma consequência da…

  • A onda de calor escaldante na Grã-Bretanha criou uma demanda recorde pelo doce que, ao longo do século passado, se tornou o favorito do verão em todo o mundo: o sorvete. As vendas têm aumentado em 100% ano após ano e, inclusive, Londres está abrigando uma exposição com o tema “sorvete”, apropriadamente intitulada “Scoop”. Há apenas 350 anos, o sorvete era uma iguaria rara, reservada aos reis e aos mais…

  • O marxismo supostamente deveria ter trazido muitas mudanças positivas, incluindo a criação de uma sociedade sem classes, onde todos viveriam em paz. A estes objetivos ambiciosos poderíamos acrescentar uma redução substancial da quantidade necessária de trabalho do proletariado. Como Rodney G. Peffer, da Universidade de San Diego, colocou em seu livro de 2014, “Marxismo, moralidade e justiça social”: Marx acreditava que a redução do tempo de trabalho (…) era uma…

  • Duzentos anos. Esse é o tempo aproximado em que as primeiras ideias do principal antagonista do capitalismo começaram a se formar. Quase dois séculos depois, o socialismo ainda possui muita influência no meio político mundial. A polarização do socialismo x capitalismo é uma discussão que parece nunca perder sua intensidade. Apesar de estarmos vivendo o melhor momento da história da humanidade em uma sociedade majoritariamente capitalista, os críticos do capitalismo…

  • É comum escutar a mal fundamentada afirmação segundo a qual o Reino Unido veio a desenvolver-se social economicamente por vias de um forte protecionismo e planejamento estatal centralizado. Distante do senso equívoco para o qual o desenvolvimento dá-se como um processo cumulativo e inexorável, cabe entender que a força motriz do então crescimento britânico, a Revolução Industrial, não ocorreu por mera contingência histórica. Como veremos, a profunda transformação que a…

  • Mais cedo esse ano, o Centro Groningen de Desenvolvimento e Crescimento – CGDC lançou uma nova edição do banco de dados do Projeto Maddison, que fornece informações sobre crescimento global e níveis de renda no curso de longos períodos. A versão de 2018 dos dados abrange 169 países até o ano de 2016. Algumas informações, que tratam de partes da Europa e do Oriente Médio, remontam à época de Cristo.…

  • Uma tragédia comum à história humana está se desdobrando na Venezuela. É impossível prever como isso terminará ou qual será o custo humano final. Enquanto assistimos aos eventos e esperamos por uma resolução pacífica que restaure a liberdade na Venezuela, aqui estão alguns fatos notáveis sobre a Terra da Graça. A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Enquanto os EUA são os maiores produtores de petróleo, suas…

  • Como parte da coluna de ontem sobre crescimento global, pobreza e desigualdade, percebi que escrevi muitas colunas sobre política econômica na China, mas não foquei uma só vez na política geral da Índia. Na verdade, uma rápida olhada nos arquivos revela que apenas três colunas chegaram mesmo a abordar políticas específicas na Índia. E todas elas foram negativas. O maltrato do governo indiano às escolas privadas A guerra do governo…

  • O excelente artigo de Robert Colvile tratando da incompreensão do príncipe Charles sobre as causas da pobreza africana oferece uma boa oportunidade para examinar mais de perto a história econômica de África. A pobreza africana não foi causada pelo colonialismo, capitalismo ou pelo livre comércio. Como observei anteriormente, muitas das antigas dependências europeias tornaram-se ricas precisamente porque mantiveram muitas das instituições coloniais e participaram no comércio global. A pobreza africana…

  • É muito comum, em alguns manuais de Direito Constitucional e Ciência Política editados no Brasil, a assertiva de que o Estado liberal provocou imensas injustiças sociais, e que tais injustiças derivaram da cultura da não intervenção e do abstencionismo estatal perante a comunidade, típicos daquele período histórico. Afirmam ainda alguns autores, que as liberdades daquele tempo eram insuficientes, e que o Estado, à partir das diversas crises ocorridas dentro do…

  • O apartheid era socialismo Tudo sobre o apartheid sugere socialismo – do espírito por trás dele, às leis aprovadas para sua execução. O apartheid pode até não ser o tipo de socialismo que a esquerda gosta. Porém, como os experimentos socialistas na Europa oriental e em outros locais na África, o apartheid foi outro exemplo da miséria que o socialismo cria quando um governo poderoso e centralizado tenta planejar uma…

  • Estou em Shenyang, na China, como parte da equipe de professores do programa de Gestão e Economia Internacional da Universidade Nordestina. Meu papel principal é falar sobre economia e políticas fiscais, explicando os impactos tanto das receitas como das despesas públicas. Entretanto, meus leitores já conhecem minhas posições sobre estas questões, então vamos falar sobre o aclamado milagre chinês. E eu não estou sendo sarcástico quando digo “aclamado”. Desde que…

  • O socialismo está de volta à moda, principalmente entre jovens universitários americanos. Eles são jovens demais para se lembrarem da Guerra Fria, e poucos estudam história. Esse é, portanto, um bom momento para lembrar à geração Y o que o socialismo rendeu – especialmente em alguns dos países mais pobres do mundo. Aqueles de nós que se lembram do início da década de 80, sempre se lembrarão das imagens de…

  • A partir de 1993, o Sudão entrou em guerra civil. E um de seus piores aspectos foi que muitas pessoas foram sequestradas e vendidas como escravas. Grupos humanitários viajaram ao Sudão para resgatar escravos comprando-os da escravidão. Esta é uma boa política? Funcionou ou piorou o quadro? Vamos usar a elasticidade para analisar a situação.

  • A grande jornalista, novelista e escritora de viagem do século XX Martha Gellhorn (1908 – 1998) estava bem familiarizada com guerras, fome e doença – que ela insistia em ver com seus próprios olhos. Em 1937, ela estava em Madrid e testemunhou o fim obscuro da guerra civil espanhola. Em 1938, ela estava em Praga quando milhares de Tchecos desalojados, que estavam escapando das Sudetas depois do Acordo de Munique,…

  • Esse artigo é o último de uma série de três que, todos juntos, foram originalmente publicados como o ensaio The House That Uncle Sam Built no Foundation for Economic Education. O primeiro artigo foi publicado no dia 23 de março, e o segundo no dia 5 de abril. Desregulamentação, a falsa culpada É nitidamente incorreto afirmar que a crise atual foi produzida pela desregulamentação. Enquanto é verdade que novos instrumentos…