Arquivo de Assuntos Gastos Públicos

"No longo prazo, estaremos todos mortos." Este parece ter sido o norte de criação do nosso sistema previdenciário. Sem entender plenamente a que os outros economistas se referiam por "longo prazo", o economista John M. Keynes utilizou essa frase em 1923 para dizer que devemos analisar choques na economia (como políticas públicas) principalmente por seus efeitos mais imediatos. Quase um século mais tarde, essa forma de encarar políticas públicas é o modus operandi de governantes que querem gastar extravagantemente e deixar a conta para depois do seu mandato. Mas no que tange o sistema previdenciário, Keynes já morreu (como ele mesmo havia previsto), o longo prazo chegou, e aqui estamos…

Um dos desenvolvimentos mais notáveis ​​no mundo da política fiscal é que, mesmo as burocracias internacionais de esquerda estão começando a aceitar os limites de gastos, como a única regra efetiva e bem sucedida para a política fiscal. O Fundo Monetário Internacional é infame porque os altos funcionários defendem implacavelmente os aumentos de impostos, mas os economistas profissionais da organização concluíram em dois estudos separados (ver aqui e aqui) que os limites das despesas produzem bons resultados. Do mesmo modo, os membros políticos da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico geralmente promovem uma agenda pró-aumento de impostos, mas os economistas profissionais da organização em Paris também produziram estudos (veja aqui…

Quando eu escrevo sobre programas sociais mal formulados, eu estou avisando sobre o futuro grego dos Estados Unidos. Falando claramente, nós viveremos o mesmo caos e desordem que atualmente aflige a Grécia se não nos engajarmos em reformas importantes. De preferência agora, em vez de deixar para depois. Mas quando escrevo sobre os governos estaduais, talvez seja mais apropriado alertar sobre um futuro brasileiro. Isto porque muitos estados americanos fizeram promessas impagáveis ao garantir generosos benefícios aos funcionários públicos aposentados, um assunto que venho abordando em numerosas ocasiões. E por que isso significa um futuro brasileiro? Porque como a Grécia já está sofrendo as consequências inevitáveis de um estado de…

Close