Início Ensino e pensamento econômico

Ensino e pensamento econômico

  • É aniversário de Ricardo. Ou pelo menos seria, se ele ainda vivesse. Esse economista clássico está morto há quase 200 anos, mas suas percepções e teorias permanecem com valor imensurável até hoje. Ricardo foi, em vários aspectos, um economista distinto. Nascido numa grande família judia da Sefardita, recebeu pouca educação formal, e ao invés disso se juntou a seu pai na Bolsa de Valores de Londres quando tinha 14 anos.…

  • Ludwig Von Mises (1881-1973) foi o maior pensador social do século XX. Em uma série de contribuições inovadoras como a “Teoria do Dinheiro e do Crédito”, “Socialismo: uma Análise Econômica e Sociológica”, “Ação Humana” (sua obra magna) e “Teoria e História” – para não falar de uma série de menores e não menos perspicazes trabalhos, como “Burocracia e Governo Onipotente” – Mises desenvolveu teorias sobre o crescimento econômico e sobre…

  • Se você está cursando Econ 101 neste outono, você provavelmente vai se depararar com “Princípios de Economia”, o livro para faculdade mais vendido de Gregory Mankiw, agora em sua 7ª edição. O professor Mankiw é o coordenador do Departamento de Economia da Universidade de Harvard e atuou como presidente do Conselho de Assessores Econômicos sob o presidente George W. Bush. O livro é uma melhoria dramática em relação a muitos…

  • A fim de cumprir as exigências de meu curso de graduação, tive que cursar seis créditos em economia. Presente em minha aula de introdução à microeconomia, lentamente comecei a morrer por dentro após me deparar com slides após slides de curvas de oferta e demanda e uma série de questões de livros didáticos que sempre pareciam envolver o mercado de abacate por alguma razão. Mesmo assim, eu compreendi a importância…

  • O ano de 2017 é um marco na história econômica e na história da economia. O golpe de Estado Outubro Vermelho ocorreu, inspirado em Marx, na Rússia há um século. O primeiro volume de “O capital, uma crítica da economia política” de Marx foi publicado há 150 anos. “Os princípios de economia política e tributação” de David Ricardo foi publicado há 200 anos. Golpe fatal ao mercantilismo O bicentenário do…

  • Quando eu digo às pessoas que trabalho na Foundation for Economic Education, elas geralmente perguntam: “Que ideias econômicas as pessoas deveriam entender?” Nós da FEE pensamos muito nisso para os nossos artigos, cursos, seminários e vídeos. Dividimos o “pensamento econômico” em doze conceitos-chave. A lista a seguir nos guiou internamente por alguns anos, e eu acredito que agora chegou a hora de compartilhá-la com o mundo. Ganhos do comércio: Em…

  • Uma das reclamações comuns em relação a permitir que as pessoas vivam suas vidas livres de interferências políticas é que muitas delas não são capazes o suficiente para administrar suas próprias vidas. Tais críticas são geralmente respostas ao argumento feito por muitos do outro lado, o de que a razão pela qual às pessoas deve ser permitida a liberdade é precisamente que nós somos capazes o suficiente para administrar nossas…

  • De luxuoso hotel, o historiador cultural Luc Sante relembra ternamente os bons e velhos tempos de alcoólatras moradores de rua ascendendo fogueiras de lixo na skid row de Manhattan. “Por ali, ao lado do albergue,” Sante recordava ao The Guardian, “é onde Nan Goldin vivia e trabalhava. Quarenta anos atrás ainda havia muitos galpões vazios por aqui que tinham sido casas de espetáculos burlescas e vaudeville durante o tempo em…

  • Os esquerdistas são mestres da indignação. Eles veem injustiça em toda parte – política, economia, vida profissional, sociedade – onde quer que humanos estejam interagindo uns com os outros. Independentemente do contexto, a solução que propõem é sempre a mesma: mais regulamentação governamental. Os esquerdistas também amam usar a linguagem dos “direitos”: “As pessoas têm direito à assistência médica. Elas têm direito a um emprego. Elas têm o direito a…

  • Esse é o vídeo de apresentação do curso “Princípios de Economia: Microeconomia” dos professores Tyler Cowen e Alex Tabarrok. Além de apresentar o curso e dar uma brevíssima noção do que é economia, eles explicam a importância dos incentivos para as ações humanas usando um interessante exemplo do século XVIII. Este vídeo foi originalmente publicado como Introduction to Economics para a Marginal Revolution University.

  • Muita gente me pediu uma ponderação do recente ensaio de Noah Smith entitulado “A maior parte do que você aprende em Econ 101 está errado”1. De certo modo, eu já fiz isso em dois posts de algumas semanas atrás. Eles estão aqui e aqui. Apesar de não terem sido escritos como resposta direta a Smith, esses meus dois posts do blog foram de fato escritos em resposta ao argumento que…

  • Esse artigo foi reduzido de sua versão original para melhor se adequar à proposta da Academia Liberalismo Econômico. Vou deixar abaixo duas citações e vou pedir a quem me possa estar a ler que imagine qual delas poderá corresponder a cada um dos autores – Marx e Hitler. – Primeira citação [1]: Nós somos socialistas e inimigos do sistema económico capitalista atual, feito para a exploração dos economicamente frágeis –…

  • Muitos já ouviram falar do filósofo escocês Adam Smith.  O que ele fez colocou a pequena cidade de Edimburgo, onde começou sua carreira acadêmica, no mapa mundial.  Por suas contribuições, Adam Smith é considerado hoje um dos pais da economia moderna, e sem dúvida nenhuma, o pioneiro da economia política.  Seus livros A Teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Nações são referências até hoje.  Mas como um filósofo que morreu…