Arquivo de Assuntos Ensino e Pensamento Econômico

Se você está cursando Econ 101 neste outono, você provavelmente vai se depararar com “Princípios de Economia”, o livro para faculdade mais vendido de Gregory Mankiw, agora em sua 7ª edição. O professor Mankiw é o coordenador do Departamento de Economia da Universidade de Harvard e atuou como presidente do Conselho de Assessores Econômicos sob o presidente George W. Bush. O livro é uma melhoria dramática em relação a muitos best sellers anteriores, como o livro de Paul Samuelson (por décadas, ele previu que a produção soviética ultrapassaria a americana). Mankiw oferece uma sólida apresentação de tópicos técnicos para preparar estudantes para estudo futuro. No entanto, é fraco em uma…

A fim de cumprir as exigências de meu curso de graduação, tive que cursar seis créditos em economia. Presente em minha aula de introdução à microeconomia, lentamente comecei a morrer por dentro após me deparar com slides após slides de curvas de oferta e demanda e uma série de questões de livros didáticos que sempre pareciam envolver o mercado de abacate por alguma razão. Mesmo assim, eu compreendi a importância da economia e não desisti. Entretanto, minha matéria de economia seguinte foi uma experiência completamente diferente. A partir do primeiro dia, o professor deixou clara a relevância da economia para o nosso dia a dia. A vida é uma série…

Quando eu digo às pessoas que trabalho na Foundation for Economic Education, elas geralmente perguntam: "Que ideias econômicas as pessoas deveriam entender?" Nós da FEE pensamos muito nisso para os nossos artigos, cursos, seminários e vídeos. Dividimos o “pensamento econômico” em doze conceitos-chave. A lista a seguir nos guiou internamente por alguns anos, e eu acredito que agora chegou a hora de compartilhá-la com o mundo. Ganhos do comércio: Em qualquer troca econômica, escolhida livremente, ambas as partes se beneficiam, ao menos segundo a cabeça de cada um. Valor subjetivo: O valor de qualquer bem ou serviço é determinado pela mente humana individual. Custo de oportunidade: Nada é gratuito, e…

De luxuoso hotel, o historiador cultural Luc Sante relembra ternamente os bons e velhos tempos de alcoólatras moradores de rua ascendendo fogueiras de lixo na skid row de Manhattan. "Por ali, ao lado do albergue," Sante recordava ao The Guardian, "é onde Nan Goldin vivia e trabalhava. Quarenta anos atrás ainda havia muitos galpões vazios por aqui que tinham sido casas de espetáculos burlescas e vaudeville durante o tempo em que as entradas das lojas eram salões. Havia bares frequentados exclusivamente por vagabundos, debruçados sobre o balcão. À noite, eles fariam fila na porta dos albergues das missões e do Exército da Salvação -- veteranos da Segunda Guerra Mundial, da…

Os esquerdistas são mestres da indignação. Eles veem injustiça em toda parte – política, economia, vida profissional, sociedade – onde quer que humanos estejam interagindo uns com os outros. Independentemente do contexto, a solução que propõem é sempre a mesma: mais regulamentação governamental. Os esquerdistas também amam usar a linguagem dos "direitos": "As pessoas têm direito à assistência médica. Elas têm direito a um emprego. Elas têm o direito a um salário mínimo. É uma questão de justiça." Enquanto essas afirmações certamente parecem positivas, existe um problema: Elas ignoram a realidade. Antes de falar de "como as coisas deveriam ser", parece-me mais oportuno primeiro entender "como as coisas, de fato,…

Muita gente me pediu uma ponderação do recente ensaio de Noah Smith entitulado "A maior parte do que você aprende em Econ 101 está errado"1. De certo modo, eu já fiz isso em dois posts de algumas semanas atrás. Eles estão aqui e aqui. Apesar de não terem sido escritos como resposta direta a Smith, esses meus dois posts do blog foram de fato escritos em resposta ao argumento que Smith usa, já que é um argumento frequentemente empregado por aqueles que resistem à recomendação de humildade que um bom curso de princípios microeconômicos oferece a seus alunos. Não tenho mais nada de valor a acrescentar ao que escrevi algumas…

Close
MENUMENU