Início Economia fiscal

Economia fiscal

Um imposto pode ser sobre a renda, sobre o consumo, sobre patrimônio, sobre determinada atividade econômica (como realizar uma transação financeira), ou algo diferente. É importante estudar os efeitos de cada um destes impostos sobre a economia.

Além disso, qual é a carga tributária ideal para um país? Precisamos aumentar a transferência de recursos do setor privado para o setor público? Ou devemos reduzi-la? Quando o governo começa a aumentar seus impostos, chega um ponto em que ele começa a arrecadar menos, ao invés de mais. Esse efeito se chama curva de Laffer.

Além disso, quando um governo está gastando demais? É possível equilibrar as contas sem uma reforma da previdência?

  • Os Estados Unidos e outras nações ocidentais ficaram ricos durante o século 19 graças a uma combinação de Estado de Direito e governos muito pequenos. Infelizmente, pouquíssimas nações – mais notavelmente as economias dos Tigres Asiáticos – enriqueceram na era moderna. Sim, alguns outros países cresceram, mas eles não estão no caminho de convergir com as nações ricas. O Chile, no entanto, pode ser uma exceção a esse padrão infeliz.…

  • O sistema previdenciário atual está produzindo um verdadeiro rombo nas contas públicas. É preciso orientar a todos sobre a gravidade dessa situação a fim de diminuir os obstáculos para a aprovação da proposta de reforma que tramita pelas casas legislativas, apesar de muita desinformação sobre o assunto ser fabricada pelos mais variados grupos de interesse. São mitos que não subsistem diante da realidade dos fatos, que perdem seu valor diante…

  • “No longo prazo, estaremos todos mortos.” Este parece ter sido o norte de criação do nosso sistema previdenciário. Sem entender plenamente a que os outros economistas se referiam por “longo prazo”, o economista John M. Keynes utilizou essa frase em 1923 para dizer que devemos analisar choques na economia (como políticas públicas) principalmente por seus efeitos mais imediatos. Quase um século mais tarde, essa forma de encarar políticas públicas é…

  • Um dos desenvolvimentos mais notáveis ​​no mundo da política fiscal é que, mesmo as burocracias internacionais de esquerda estão começando a aceitar os limites de gastos, como a única regra efetiva e bem sucedida para a política fiscal. O Fundo Monetário Internacional é infame porque os altos funcionários defendem implacavelmente os aumentos de impostos, mas os economistas profissionais da organização concluíram em dois estudos separados (ver aqui e aqui) que…

  • Já apresentei muitos argumentos contra os aumentos de impostos, focando principalmente em por que as alíquotas mais elevadas irão enfraquecer o crescimento e incentivar mais gastos governamentais. Hoje, vamos ver um exemplo prático do mundo real. Escrevi uma coluna para o The Hill mostrando por que a Grécia é um acidente de trem fiscal e econômico. Há muita contextualização e histórias interessantes no artigo, incluindo o fato de que a…

  • Quando eu escrevo sobre programas sociais mal formulados, eu estou avisando sobre o futuro grego dos Estados Unidos. Falando claramente, nós viveremos o mesmo caos e desordem que atualmente aflige a Grécia se não nos engajarmos em reformas importantes. De preferência agora, em vez de deixar para depois. Mas quando escrevo sobre os governos estaduais, talvez seja mais apropriado alertar sobre um futuro brasileiro. Isto porque muitos estados americanos fizeram…

  • Compartilhei ontem um exemplo de como um grande aumento de imposto sobre imóveis caros leva a menos vendas. De fato, a queda foi tão significativa que o governo não apenas não arrecadou menos do que projetou, o que é uma consequência muito comum quando a carga tributária aumenta, como ele, na verdade, arrecadou menos do que antes do aumento de impostos ter entrado em vigor. Esta é a curva de…

  • Saudações da gelada Minnesota. Estou nesse pedaço de terra que se soltou do Polo Norte para falar em audiência diante das comissões tributárias do Senado e da Câmara dos Deputados sobre assuntos relacionados à curva de Laffer. Em outras palavras, discutirei como os governos deveriam medir o impacto de mudanças em políticas tributárias sobre a receita – o que é também conhecido como o debate do enquadramento dinâmico ou estático.…