Início Conjuntura econômica

Conjuntura econômica

  • É com uma certa incredulidade que nos dispomos a discorrer sobre o tamanho desproporcional do estado e de sua máquina pública. Contra alguns rumores que ganharam força nos últimos tempos, sustentados por comparações e conclusões no mínino equivocadas, novamente sentimos a necessidade de demonstrar que o estado brasileiro é verdadeiramente gigantesco. A carga tributária Ao se estabelecer qualquer comparação entre nações é necessário ter em mente que colocar lado a…

  • Nas últimas semanas, escrevi várias colunas sobre o centésimo aniversário do comunismo. Eu olhei para o número de mortos dessa ideologia do mal, e eu escrevi sobre os patifes e tolos que defenderam e promoveram o comunismo no Ocidente (incluindo, é triste dizer, alguns economistas). E eu até compartilhei um pouco de humor anti-comunista para compensar o material sombrio nas outras colunas. Vamos continuar essa série hoje, olhando para a…

  • Na história econômica recente do Brasil considera-se evidente que o grave problema inflacionário vê-se superado. É relativo consenso entre os economistas que esta vitória monetária, a qual tornou possível o rearranjo mais eficiente do dispêndio público, das etapas do sistema produtivo nacional e do combate à extrema pobreza e desigualdade, resultou da implantação bem-sucedida do Plano Real. Inaugurado oficialmente em julho de 1994, após um ano de uso do indexador…

  • Até recentemente, a Alemanha tem sido o carro chefe aparentemente inquebrável que tirou a economia europeia da beira do abismo e manteve-a em meio a uma miríade de pressões internas e externas, bem como crises políticas, ao longo da última década. Como líder incontestável do bloco, o país liderou e apoiou planos de resgate para os elos mais fracos da zona do euro, bem como uma série de políticas controversas…

  • Já está publicado o ranking de liberdade econômica 2019, elaborado pela Heritage Foundation. A edição especial desse ano comemora 25 anos de publicações do ranking. Enquanto celebra-se a conquista de um quarto de século de divulgações anuais, com uma edição melhor do que nunca, o mesmo não pode se dizer sobre a liberdade econômica global. Com a média global caindo 0,3 pontos, de 61,1 para 60,8, a pontuação média dos…

  • Todo o estudo da economia se iniciou de uma tentativa de entender o que faz com que algumas regiões do mundo sejam mais prósperas do que outras. Em 1776, Adam Smith escreveu sua magistral obra Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Pensadores anteriores a ele já haviam tratado de assuntos que hoje colocaríamos sob o escopo dessa ciência, mas o trabalho de Smith desencadeou…

  • As duas vezes que visitei o Brasil, tive a impressão que este era um país que anseia em ser livre. Sua cultura é tão rica e variada, seu povo é tão numeroso, seus hábitos e costumes são tão imbuídos de tradição e gestos informais, sua comida é tão espetacular, me pareceu um país em que seria impossível comandar do centro. Suas cidades foram construídas por tantas gerações, milhões de mentes,…

  • O papel do economista – apontar a incompatibilidade do planejamento central como um meio de atingir o nível de bem-estar que os países buscam – foi definido como uma “tarefa ingrata, (pois) a maioria das pessoas são intolerantes a qualquer crítica às suas crenças econômicas e sociais… (e) não entendem que as objeções levantadas se referem apenas aos métodos inadequados e não rejeitam os objetivos finais de seus esforços” (Mises,…

  • Escrevendo esta semana para a Bloomberg, Tyler Cowen afirmou que o Brasil é “ainda o país do futuro”. Embora eu compartilhe do otimismo de Cowen sobre o futuro da nação, seu enfoque na diversidade do país, seu tamanho e sua estrutura política vagamente federalizada ignora a história real – que a economia austríaca e o libertarianismo estão ganhando a batalha de ideias dentro do país. O Brasil é lar de…

  • A África Subsaariana consiste de 46 países e cobre uma área de 24 km2 milhões. Uma em cada sete pessoas da Terra vive na África, e a proporção que o continente tem da população mundial só tem como crescer porque a taxa de fertilidade na África permanece mais alta do que em outros lugares. Se a tendência atual continuar, haverá mais pessoas na Nigéria do que nos Estados Unidos em…

  • O senador Bernie Sanders deseja aumentar drasticamente o fardo do Estado e alega que suas políticas não levarão à miséria econômica porque países como a Suécia mostram que é possível ter um país próspero com um forte estado de bem-estar social. Talvez, mas há graus de prosperidade. E um grande setor público impõe um fardo significante nas nações nórdicas, resultando em padrões de vida abaixo do nível americano de acordo…

  • Já escrevi anteriormente que muitas nações europeias estão condenadas ao caos demográfico e ao caos fiscal, mas muita gente não se importa tanto com o futuro. Bernie Sanders, por exemplo, olha para nações como Dinamarca e Suécia de hoje e diz que os Estados Unidos deveriam copiar seus caros Estados do bem-estar social. Ele tem razão? Bom, depende dos parâmetros. Se, por qualquer razão, alguém estivesse segurando uma arma contra…

  • Toda vez que há uma discussão sobre as nações nórdicas, eu me sinto confuso. Eu não gosto de impostos punitivamente altos e níveis de redistribuição social destrutivos em nações como a Dinamarca, mas eu admiro as políticas de laissez-faire que esses países têm em relação a regulamentação, comércio e direitos de propriedade. De fato, nesses últimos pontos, vale notar que as nações nórdicas são mais economicamente livres que os Estados…