facebook_pixel

Um velho dito contra o livre-mercado é que ele aumenta o número de monopólios que usam o seu poder para explorar consumidores, não permite mobilidade social, e reprime inovações. Foi essa percepção que levou à “perseguição aos trustes 1 há um século, e continua movendo a política de caça aos monopólios na Comissão Federal do Comércio 2 e no Departamento de Justiça 3 .

Mas, se você olhar pelo mundo real, você encontra algo diferente. Os monopólios que existem de verdade e que fazem essas coisas nocivas não são criados pelo mercado, e sim por políticas públicas. Pense em setores como educação, correspondências, legislativo, monetário, ou táxis, e você encontra uma realidade que é o oposto do que é dito: políticas públicas criam monopólios, enquanto que o mercado os derruba.

Por gerações, economistas e algumas figuras políticas tentam trazer competitividade a esses setores, mas com sucesso limitado. O caso dos táxis mostra isso. Não há maneira de justificar as políticas que mantêm esses carteis protegidos. E, ainda assim, elas persistem – ou, pelo menos, têm persistido até recentemente.

taxi garage
As garagens de táxi de Nova York têm enfrentado problemas para achar motoristas.

Em Nova York, nós estamos vendo um colapso tão inexorável quanto o fim da União Soviética . O mercado de aplicativos introduziu a competitividade sorrateiramente. Convidou pessoas a fazer seus registros para dirigir outras pessoas aqui e ali e ser pagas por isso. As pessoas não teriam mais que ficar em filas em esquinas, ou ser forçadas a dividir as corridas. Você pode ficar no café até ser notificado que o seu carro está lá.

Em menos de um ano, temos vistos efeitos assombrosos. Não só os preços dos medalhões 4 de táxi caíram dramaticamente de um pico de um milhão de dólares, mas não está nem claro se ainda existe um mercado remanescente para essas licenças. Não houve sequer uma venda de medalhão em quatro meses. Eles estão a ponto de se tonarem sucata ou itens de colecionadores destinados ao eBay.

O que economistas, políticos, lobistas, escritores e agiotas falharam em conquistar por muitas décadas, uma inovação inteligente conseguiu em apenas alguns anos de insistência. Ninguém no planeta poderia ter previsto esse colapso há cinco anos. Agora, já é um fato consumado.

O canal Reason TV faz um trabalho fantástico em cobrir o que está ocorrendo com os táxis de Nova York. Agora, se esse modelo puder ser aplicado para todos os outros monopólios criados pelo governo, talvez possamos ver um progresso genuíno em direção a uma economia verdadeiramente competitiva. Portanto, nota-se que o livre-mercado é a melhor arma anti-monopólio já desenvolvida.


Esse artigo foi originalmente publicado como New York’s Taxi Cartel Is Collapsing. Now They Want a Bailout. para o Foundation for Economic Education .


Notas:

  1. O autor refere-se às políticas adotadas pelo ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt , que visava combater trustes na economia americana. (N. do E.)
  2. Agência reguladora norte-americana que impede a formação de grandes conglomerados econômicos que, em tese, poderiam ter poder econômico excessivo. Similar ao CADE no Brasil. (N. do E.)
  3. Equivalente no Brasil ao Ministério da Justiça. (N. do E.)
  4. O medalhão é um tipo especial de licença que confere o direito exclusivo de dirigir um táxi em Nova York. (N. do E.)

Sobre o Autor

Jeffrey Tucker é o diretor de conteúdo da Foundation for Economic Education e diretor jurídico da startup Liberty.me. Autor de cinco livros e vários milhares de artigos, ele palestra nos seminários de verão da FEE e outros eventos. O seu último livro é Bit a Bit: Como o P2P Está Libertando o Mundo. Siga no twitter e curta no Facebook. Email.

2 Comments

  1. Muito bom. Espero que os Juízes brasileiros não barrem o Uber. Não duvido nada.

  2. E o UBER do LIVRE DEUS MERCADO depois que conseguir ganhar na guerra da competição vai FAZER O QUÊ? CRIAR UM MONOPÓLIO P***A, monopólios é intrínseco ao sistema capitalista a medida que Capitalistas conseguem aumentar seu lucro e que outras empresas vão falindo, a tendência natural é aumentar o seu negócio visando aumentar sua área de alcance e seus… *suspense* lucros. Política Pública cria monopólio, aí falácia danada viu.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close