Arquivo de Assuntos Preços e Comércio

Imagens de cidadãos aguardando em linha para obter bens básicos – papel higiênico, farinha, leite – em supermercados por toda a Venezuela abundam pela internet. Essas imagens surreais são a norma na Venezuela de hoje. Dos anos 50 até o fim dos anos 90, a Venezuela era o país mais estável política e economicamente da América Latina. Avance para os dias de hoje, e a Venezuela…

Na próxima vez que sair as compras, dê uma bisbilhotada na conversa entre o balconista e o cliente que estão à sua frente. Você provavelmente irá escutar o balconista dizer algo como “Obrigado por comprar na Acme” enquanto repassa o troco e os recibos. E os clientes? Frequentemente irão responder com outro “obrigado”. Não com um “de nada”, ou até mesmo “sem problemas”, mas com outro…

Em O Caminho da Servidão, F.A. Hayek traz um argumento elaborado e importante que é bem resumido, eu acho, por essa observação chave de David Friedman (recentemente mencionado em um comentário nesse post, por Walter Clark): Economistas são frequentemente acusados de acreditar que tudo – saúde, felicidade, a própria vida – possa ser medido em dinheiro. O que realmente acreditamos é, na verdade, ainda mais estranho.…

Um galão de leite: US$ 7,59. Revoltante! Isso é o dobro do que gastei na cidade um dia antes. Um galãozinho de leite, e eu teria que pedir falência. Quem quer que seja o responsável é um explorador imundo. Mas eu não tinha escolha; as batatas já estavam cozinhando. Peguei o leite, caminhei fritando de raiva até o caixa, e joguei o dinheiro no balcão. Sabe…

Na primeira vez em que viram a variedade exibida em nossos supermercados, os emigrantes ou ficaram sem reação com a quantidade de escolhas à sua frente, ou encheram seus carrinhos selvagemente, pois acreditavam que as prateleiras estariam vazias no dia seguinte. Isso foi nos anos 80, quando uma onda de expatriados fugiu da União Soviética para os Estados Unidos. Muitos deles tiveram famílias hospedeiras para ajudá-los…

Como pode haver tantos estudantes convencidos de que eles deveriam receber notas mais altas por trabalhos que eles passaram tanto tempo escrevendo? Não é uma crença na qualidade de seus trabalhos; é uma crença nas horas e horas gastas na elaboração deles. O desentendimento fundamental sobre o valor do trabalho está no centro da crítica marxista ao capitalismo. O Centro de Tudo Por milhares de anos,…

Se você quiser ter negócio na Venezuela, você terá de deixar o governo fazer sua contabilidade para certificar-se de que você não está ganhando demais. O decreto do presidente venezuelano Nicolás Maduro, chamado de "Lei Orgânica do Preço Justo", estabelece um lucro máximo "justo" de 30% dos custos. Além das dificuldades práticas em se implementar esse medida, o teto assenta-se sobre um mal-entendido elementar: a ideia…

Close