facebook_pixel

Arquivo de Assuntos História Econômica

Estou em Shenyang, na China, como parte da equipe de professores do programa de Gestão e Economia Internacional da Universidade Nordestina. Meu papel principal é falar sobre economia e políticas fiscais, explicando os impactos tanto das receitas como das despesas públicas. Entretanto, meus leitores já conhecem minhas posições sobre estas questões, então vamos falar sobre o aclamado milagre chinês. E eu não estou sendo sarcástico quando…

Escrevendo esta semana para a Bloomberg, Tyler Cowen afirmou que o Brasil é "ainda o país do futuro". Embora eu compartilhe do otimismo de Cowen sobre o futuro da nação, seu enfoque na diversidade do país, seu tamanho e sua estrutura política vagamente federalizada ignora a história real – que a economia austríaca e o libertarianismo estão ganhando a batalha de ideias dentro do país. O…

A África Subsaariana consiste de 46 países e cobre uma área de 24 km2 milhões. Uma em cada sete pessoas da Terra vive na África, e a proporção que o continente tem da população mundial só tem como crescer porque a taxa de fertilidade na África permanece mais alta do que em outros lugares. Se a tendência atual continuar, haverá mais pessoas na Nigéria do que…

O senador Bernie Sanders deseja aumentar drasticamente o fardo do Estado e alega que suas políticas não levarão à miséria econômica porque países como a Suécia mostram que é possível ter um país próspero com um forte estado de bem-estar social. Talvez, mas há graus de prosperidade. E um grande setor público impõe um fardo significante nas nações nórdicas, resultando em padrões de vida abaixo do…

O socialismo está de volta à moda, principalmente entre jovens universitários americanos. Eles são jovens demais para se lembrarem da Guerra Fria, e poucos estudam história. Esse é, portanto, um bom momento para lembrar à geração Y o que o socialismo rendeu – especialmente em alguns dos países mais pobres do mundo. Aqueles de nós que se lembram do início da década de 80, sempre se…

A grande jornalista, novelista e escritora de viagem do século XX, Martha Gellhorn, (1908 – 1998) estava bem familiarizada com guerras, fome e doença – que ela insistia em ver com seus próprios olhos. Em 1937, ela estava em Madrid e testemunhou o fim obscuro da guerra civil espanhola. Em 1938, ela estava em Praga quando milhares de Tchecos desalojados, que estavam escapando das Sudetas depois…

Esse artigo é o último de uma série de três que, todos juntos, foram originalmente publicados como o ensaio The House That Uncle Sam Built no Foundation for Economic Education. O primeiro artigo foi publicado no dia 23 de março, e o segundo no dia 5 de abril. Desregulamentação, a falsa culpada É nitidamente incorreto afirmar que a crise atual foi produzida pela desregulamentação. Enquanto é…

Esse artigo é o segundo de uma série de três que, todos juntos, foram originalmente publicados como o ensaio The House That Uncle Sam Built no Foundation for Economic Education. O artigo anterior foi publicado no dia 23 de março. E a habitação? Com a política monetária tão expansiva, o mercado imobiliário recebeu sinais incorretos e contraditórios. Por um lado, o mercado imobiliário e setores relacionados…

Introdução O tema de “A Casa Que O Tio Sam Construiu: A História Não Contada da Grande Recessão de 2008” é de que políticas governamentais, e não falhas do livre mercado causaram o trauma econômico que nós estamos vivenciando. Nós não vivemos em um livre mercado. Nós vivemos em uma economia mista. A mistura varia com o setor. O setor tecnológico é primariamente livre. Os serviços…

O que explica as diferenças dramáticas de desempenho econômico entre as duas Américas? Considere os números do Produto Interno Bruto (PIB) disponibilizados pelo Banco Mundial – uma medida de sucesso econômico. Nós queremos que as pessoas tenham um nível de vida adequado, especialmente as pobres. E se formos ambiciosos, queremos que as pessoas tenham um padrão de vida bom – incluindo a compra de bens de…

Os países nórdicos europeus são frequentemente lembrados por entusiastas de Estados prolixos como exemplos de sucesso das políticas que defendem. Nesse artigo, vamos investigar a história econômica recente do mais citado deles: a Suécia. A análise geralmente feita é simples e superficial: a Suécia é um país rico e sem pobreza, seu governo interfere na economia e distribui generosos benefícios à população, logo o Estado é um agente…

Close