Arquivo de Assuntos Ensino e Pensamento Econômico

Por que educação econômica importa? Não é preciso olhar além da crise econômica na Venezuela, onde o Washington Post reporta que a falta de comida está tão dramática que as pessoas estão atacando caminhões de comida que estão fazendo entregas. Tudo começou quando Hugo Chávez e seu sucessor, Nicolás Maduro, tentaram formular políticas públicas ignorando economia. No início, parecia funcionar: reservas enormes de petróleo ao longo…

De luxuoso hotel, o historiador cultural Luc Sante relembra ternamente os bons e velhos tempos de alcoólatras moradores de rua ascendendo fogueiras de lixo na skid row de Manhattan. "Por ali, ao lado do albergue," Sante recordava ao The Guardian, "é onde Nan Goldin vivia e trabalhava. Quarenta anos atrás ainda havia muitos galpões vazios por aqui que tinham sido casas de espetáculos burlescas e vaudeville…

Os esquerdistas são mestres da indignação. Eles veem injustiça em toda parte – política, economia, vida profissional, sociedade – onde quer que humanos estejam interagindo uns com os outros. Independentemente do contexto, a solução que propõem é sempre a mesma: mais regulamentação governamental. Os esquerdistas também amam usar a linguagem dos "direitos": "As pessoas têm direito à assistência médica. Elas têm direito a um emprego. Elas…

Close